30/05/06

O novo estatuto da carreira docente.

Não me vou pronunciar sobre o novo estatuto da carreira docente, não o conheço na íntegra e o que li não deu para avaliar coisa nenhuma.
Há, contudo, uma coisa que me atormenta - a reacção dos professores (alguns). Não há mudança, nem medida que não suscite imediatamente uma onda de protesto, de ameaças de greve, manifestações e tal. Fico sempre com a sensação que os miudos vão utilizar os mesmos processos na escola, quando os seus professores lhes quiserem incutir alguma nova medida.
Uma coisa é certa a carreira docente tem-se degradado de tal forma nos últimos anos, que os professores, hoje em dia, são vistos com grande desconfiança pela maioria da população. E é injusto, é injusto para uma quantidade de profissionais que se esforçam até onde as forças permitem, para ensinar os meninos da nossa terra. Se calhar vão ter de ser estes, que se estão nas tintas para exames ou avaliações que lhes façam, vão ser estes a ter que diminuir o seu trabalho com os estudantes para porem uma quantidade de colegas na ordem para que estes não destruam de vez o sonho de quem gosta e se empenha por ensinar.
Para mim já chega, fazia uma fiscalização surpresa a todas as escolas e a todos os locais onde os professores levam os alunos e mandava para o desemprego quem descaradamente não cumprisse. No fundo vão ser os professores a sério a pedir isso, não tarda.

2 comentários:

batukada disse...

Precisamente. Beijinho!

batukada disse...

Precisamente. Beijinho!