30/05/06

O novo estatuto da carreira docente.

Não me vou pronunciar sobre o novo estatuto da carreira docente, não o conheço na íntegra e o que li não deu para avaliar coisa nenhuma.
Há, contudo, uma coisa que me atormenta - a reacção dos professores (alguns). Não há mudança, nem medida que não suscite imediatamente uma onda de protesto, de ameaças de greve, manifestações e tal. Fico sempre com a sensação que os miudos vão utilizar os mesmos processos na escola, quando os seus professores lhes quiserem incutir alguma nova medida.
Uma coisa é certa a carreira docente tem-se degradado de tal forma nos últimos anos, que os professores, hoje em dia, são vistos com grande desconfiança pela maioria da população. E é injusto, é injusto para uma quantidade de profissionais que se esforçam até onde as forças permitem, para ensinar os meninos da nossa terra. Se calhar vão ter de ser estes, que se estão nas tintas para exames ou avaliações que lhes façam, vão ser estes a ter que diminuir o seu trabalho com os estudantes para porem uma quantidade de colegas na ordem para que estes não destruam de vez o sonho de quem gosta e se empenha por ensinar.
Para mim já chega, fazia uma fiscalização surpresa a todas as escolas e a todos os locais onde os professores levam os alunos e mandava para o desemprego quem descaradamente não cumprisse. No fundo vão ser os professores a sério a pedir isso, não tarda.

29/05/06

O fim de semana.

Foi na Covilhã. Que tem acessos novos, construção nova, hospital novo, shopping novo. Mas entro e saio sempre com a sensação que posso lá voltar daqui a 20 anos que está sempre tudo na mesma, penso isso desde há muitos anos atrás em que ia à serra da estrela em excursão, era eu menino. Não sei se isto tem a ver com a linda cidade se comigo, mas é e sempre foi assim. As pessoas que são muito fechadas em si próprias para se abrirem num repente que nos surpreende, são as mesmas. Num resumo simplificado diria que são desconfiadas. Mas são as mesmas, de tal forma que eu me punha a achar que a menina do café deveria ser filha ou neta da senhora que lá estava antes e o mesmo na farmácia ou na estação de serviço.
Almoçámos perto de Belmonte, na Academia de Golf, um lindo sítio mas cuja excelente oferta não era acompanhada por um serviço de qualidade como o local merecia. Ah, e por favor, srs. vinicultores da zona, desistam de produzir vinho espumante - não é uma garrafa gira que faz um líquido apetecível, as crianças não bebem.

26/05/06

Assim não.

O envio da GNR para Timor gerou polémica entre as nossas Forças Armadas, que queriam que os militares fossem primeiro. Eu acho que apenas queriam que fossem, primeiro ou depois para o caso tanto faz, eles queriam era ir. Até aqui tudo bem. Mal é eu ver escarrapachado nos jornais, bitaites como este do Rui Hortelão: "É compreensível, e saudável, que se mostrem confiantes e motivados para servir a paz além-fronteiras". Por amor de Deus, mandem-nos para lá com um ordenado igual ao que usufruem aqui e sem outras benesses para ver se eles querem ir. O povo não merece ser assim enganado, quando toda a gente sabe que o que move primordialmente este mercenarismo, aceite actualmente, é o guito e as regalias consequentes de uma qualquer missão.
Aliás, a profissionalização das Forças Armadas é isso mesmo. Se não desejas que a morte te alegre, não abras uma agência funerária; se não queres desejar a guerra, não escolhas ser militar profissional.

25/05/06

Portugal- 0 Servia Montenegro-1 (ao intervalo)

Mais um auto-golo, mais jogadores ao molho, mais futebol do que com a França mas porque estes deixam jogar mais.
O Nani desapareceu aos 15 minutos, o Hugo Almeida não está na sua semana, o Quaresma não acerta um centro e as suas habilidades não servem a equipa, o Varela parece que foge da bola. Enfim a tal selecção que padece do síndrome benfiquista - é sempre campeã antes de jogar e depois é o que se vê.
Vamos esperar que marquem um golito cedo na 2ª parte, senão palpita-me que o nosso jogo vai descambar naquilo em que somos realmente bons, na indisciplina!

Trapalhada ou batotice?

Tinha dito que ia seguir o "Euro-21", mas tenho o passe para o "Super Bock Super Rock" e Portugal joga às 18:45 horas. Lá se vão os Ramp, os Moonspell e os Soulfly.

Ainda não percebi se lamento, ou se estou a fazer batota e até me dá jeito ter uma desculpa para não estar lá hoje.

24/05/06

Ainda o Prós e Contras.

Cheguei a pensar que estava sózinho na minha apreciação do debate, mas afinal estava apenas adiantado. O Almocreve das Petas explica, bem melhor do que eu, o que escrevi aqui. E aquela frase que o Masson foi buscar ao que Vitor Malheiro escreveu no "Público" resume, realmente, tudo: "No fundo, tudo se passa como no proverbial caso da prostituta violada, que não consegue ver a sua queixa aceite pela polícia".

O Zé Maria no seu melhor.

O distinto advogado José Maria Martins quer que o PGR processe o jornalista Jorge Van Krieken por declarações deste à TSF. Se quiser ler o Doutor vá aqui.
Aproveite para ver como este advogado é doido por processos e fique a perceber que se alguém lhe disser que lhe puseram um processo em cima, provavelmente foi o Dr. José Maria Martins.

Como sempre.

É uma selecção cheia de talentos, quase metade deveria estar no mundial da Alemanha, não perderam um jogo na qualificação e etc..., etc..., etc...
Mas perderam, como já é habitual, logo no primeiro jogo.
Se calhar a adjectivação que fiz no primeiro parágrafo não é suficiente para ganhar jogos, se calhar é preciso ter a noção que o futebol é um jogo colectivo e que é preciso ter equipa.
E, depois, é fantástico como Manuel fernandes, João Moutinho, Raul Meireles e principalmente Ricardo Quaresma se esforçaram tanto para dar razão a Luis Scolari. Não era preciso tanto, os portugueses agradeciam.

23/05/06

Prós e Contras.



Pois foi, instalei-me comodamente para assistir à crucificação do Prof. Manuel Maria Carrilho no Prós e Contras. Na minha opinião o Prof. valia 3, o Emídio Rangel 6, o Pacheco Pereira 5 e o Ricardo Costa 8, eram as minhas expectativas. Como já tinha postado aqui, o livro poderia ter alguma importância se não fosse escrito pelo Carrilho. Enganei-me. Rapidamente percebi que o Pacheco Pereira não queria estar ali e até chegou a discordar várias vezes de Ricardo Costa, e que este estava focado em denegrir o autor de "Sobre o signo da verdade". Chegou a ser delirante a forma como o Ricardo Costa se atirava ao homem, sempre com golpes baixos. Aquilo foi de tal maneira estranho que tenho a certeza que até os que detestam Manuel Maria Carrilho o passaram a admirar. E é pena, é pena que quem estava ali a representar os jornalistas e a redacção da SIC tão criticada no livro, não tivesse tido arte para, como fez Pacheco Pereira, reduzir o livro ao que ele é. E é pena porque eu vou ter dificuldade, de ora em diante, em continuar a ver a SIC Notícias como sempre tenho visto acreditando na sua imparcialidade. O Professor na 2ª edição do livro pode acrescentar às maldades o que aconteceu hoje no Prós e Contras.
Tudo isto não quer dizer que o carácter de Carrilho tenha levado alguma purificação, ele é o que é como se viu no fim do debate e não se vislumbra que melhore. Mas isso já todos sabíamos, o que eu não esperava era ver um Ricardo Costa a comportar-se como se sentisse culpado de alguma coisa.
Opinião depois do programa: Emídio Rangel 7, Pacheco Pereira 5, Ricardo Costa 1 e Prof. Carrilho 5.

22/05/06

A caminho da vitória.


Começa amanhã o Europeu de Sub-21 e a nossa selecção arranca logo com a França, para a primeira vitória.
Ao contrário da maioria dos refilões, eu fiquei muito contente com a presença de Quaresma, Moutinho, Nani, Meireles e Fernandes nos Sub-21. Ainda me lembro do amargo de boca que foram as ausências de Figo, Peixe e etc... numa selecção deste escalão, que nos fez perder um campeonato, tendo ido para o Mundial aquecer o banco. Desta vez temos equipa para lutar pela vitória. FORÇA GAJINHOS, FORÇA PORTUGAL.

Dói-me a cabeça.

Desde o princípio de 2004, altura em que comecei a escrever aqui, que me refiro à dúvida absoluta que tenho em relação ao que nos é oferecido pelos media em relação ao processo Casa Pia. Desde essa altura que me interrogo sobre que raio de país é este em que se prendem e destroiem pessoas sem se conseguir demonstrar aos demais que isso é justo. Ao longo destes anos nada, mas nada, me foi transmitido que me fizesse acreditar com razoabilidade que aqueles arguidos são culpados, antes pelo contrário. Durante todo este tempo apenas senti que aqui, neste país ou neste mundo, tudo pode ser manipulado e que qualquer um de nós pode ser acusado e expoliado de vida digna se isso apetecer a alguém. Já não estou espantado. Estou chocado. Como é que grande parte do portugueses alinharam nisto e decidiram, tenha sido por intuição ou por não gostarem das pessoas envolvidas, ajudar a acusar quem pode estar inocente? No caso de tudo ter sido uma enorme mentira isso não pesará na consciência dessas pessoas? Ou vamos todos dizer que não temos a culpa e que foram os jornais e as TVs que nos induziram em erro? Vai tudo fazer de Carrilho, portanto.
A excepção, já o referia há 2 anos, é o Jorge Van Krieken - Repórter X que está a pagar por todos os que se calam. Podem lê-lo aqui ou escolhê-lo no menú colocado à direita.

O Glorioso já tem treinador.


E pronto, afinal não foi difícil e os benfiquistas já podem dormir descansados. Já há treinador!
A mim parece-me que, finalmente, vai regressar o equilibrio à Luz. Senão vejamos o Veiga diz que rasgou o cartão de sócio do FCP, o Vieira diz que rasgou o do FCP e o do SCP e o Fernando Santos em tempos também disse que rasgava o do SLB. Muito equilibrio, portanto...Para ajudar o Rui Costa também virá para se juntar ao Tony, ao Humberto Coelho, ao Eusébio e ao Chalana e voltaremos a ter o grande Benfica dos bons velhos tempos.

19/05/06

O comboio da CP.

E os meses vão passando e o processo Casa Pia vai-se transformando num grande comboio. Depois de se terem destruído carreiras profissionais, dignidades humanas, harmonias familiares; depois de se terem espalhado suspeições e ataques com e sem sentido começam-se agora a intercalar carruagens.
É a testemunha que diz e depois desdiz e afirma que foi pressionado para dizer, são os advogados que viram as costas à causa sem explicarem porquê, são os ex-casapianos que se incompatibilizam, é o educador que diz que a testemunha principal lhe disse que aquilo é tudo treta, é o direito de resposta de 6 minutos que é lido em metade do tempo...
Para mim, até agora, culpados sem dúvida já são: o Estado, a Casa Pia, a PJ, a TVI e o CM. Os restantes vou esperando para ver.

Os da vergonha.

Ainda andavam os profetas da desgraça a antever que o fim do império soviético iria criar um enorme desiquilibrio de forças no mundo, quando foi declarado o fim e consequente demolição do muro de Berlim. O mundo exaltou de alegria e ouviram-se por ele fora os gritos à liberdade que tal acto representava.
Poucos anos depois é Israel a construir 700 Km de muro e, agora, são os Estados Unidos a levantar 600 Km entre eles e o México.
Na altura do muro de Berlim chamavam-se os nomes todos a quem o mandou construir, espero que ainda se lembrem desses nomes para chamar aos empreiteiros dos muros de hoje, para que os profetas da desgraça da altura não tenham ainda mais razão nas suas profecias.

18/05/06

EU VI (nr. 4)


-Eu vi a Manuela Ferreira Leite a concordar com o Governo no que diz respeito ao encerramento de maternidades e a acusar a oposição de demagogia.

-Eu vi o Torres Couto a prometer o seu regresso à política com a publicação de um livro que, diz, vai pôr muita gente mal disposta. Deve estar na moda.

-Eu vi o Simão Sabrosa demonstrar, mais uma vez, o seu grande amor ao clube, dizendo que quer ir embora.

-Eu vi a Manuela Moura Guedes na TVI a ler um direito de resposta de Carlos Cruz, tão depressa, tão depressa que não consegui perceber nada.

-Eu vi miudos de 13 escolas do país entrarem em histeria colectiva sugestionados pelos "Morangos com açucar".

-Eu vi, mas deixei de ver uma das vacas do CowParade que desapareceu no Campo Pequeno.

-Eu vi o Rui Costa, mais uma vez, a afirmar que quer vir para o Benfica, repetindo o que faz anualmente, sempre com mais um ano nas pernas.

-Eu vou vendo, mas não gosto do que vejo.

16/05/06

Não precisamos disto...

"O meu odioso e inacreditável noivo" é o novo reality show da TVI. A trama resume-se a uma moçoila que aceita casar com um gorducho armado em nojento, a troco de 100 mil euros. Está bem, não me aquece nem arrefece, cada um vende-se como quer, ou pode. No fundo até pode dar um programa divertido e os espectadores, do baptizado como canal da igreja, adoram estas coisas.
Já o facto da tal moçoila ser professora de História me causa alguns arrepios, eu não a quereria a dar aulas aos meus filhos, nem que ela lhes oferecesse os livros com o dinheiro que poderá ganhar a fingir amor e paixão, neste programa. Os professores não precisavam disto...

15/05/06

O som.

Tem pouco mais de 30 anos a história dos PA's em Portugal. Estes aparelhos de amplificação de som, com mais ou menos colunas para fazerem chegar o emitido aos nossos ouvidos, tem progredido tecnologicamente a um excelente ritmo. Há, no entanto, por detrás destas aparelhagens alguém que os aluga e esses, salvo as excepções conhecidas, não evoluiram rigorosamente nada. Agora, como dantes, continuam a querer mostrar que o PA deles é o melhor, que faz mais barulho que o dos outros, etc...
Neste fim de semana foram as festas da minha cidade, realizadas no átrio da igreja. As barraquinhas do costume e muita miudagem, que por aqui ainda se fazem filhos, e estava tudo muito bem até que os senhores decidiram abrir as goelas à aparelhagem. Então foi ver meninos a chorar e a debandar, deixando aquilo para os adolescentes que já têm as orelhas feitas nas discotecas. É uma pena que ainda haja quem não entenda que há uma relação entre Dbs e espaço.

13/05/06

Beautiful.

Todos nós acabamos por ter um dia o nosso James Blunt. Eu tive o meu, confesso. Chamava-se John Miles e o beatiful chamava-se music.

12/05/06

Sob o signo da verdade.

O livro do Manuel Maria Carrilho é interessante, confere e vai ser provavelmente um bom documento para estudo. Tem, contudo, um erro que eu chamaria de fatal - é escrito por ele próprio.
A ingenuidade que o prof. Manuel Maria mais uma vez tenta apresentar não compagina com o seu estatuto. É verdade que a comunicação social determina eleições, em todo o mundo. É verdade que em debates televisivos muita gente não aperta a mãozinha aos oponentes. É verdade que o vídeo de campanha não era aquele minuto que todos vimos, tinha mais doze. É tudo verdade. Mas não é aceitável que o ex-ministro finja que não sabia que era assim.

11/05/06

Produtividade, o índice.


Dia 10 de Maio, 14,30 horas, praia da Torre no concelho de Oeiras.

10/05/06

New WARNING.

Vê lá a quem apertas a mão ou ainda te lixas.

Desculpem, mas o man ou tem azar ou afinal não tem a mania da perseguição, é perseguido mesmo!

Profissão: Parteiro/a.

Ainda não ouvi nenhum médico a manifestar-se contra o encerramento das maternidades previstas. Ou as condições são realmente deficientes e há razões para as encerrar, ou os Srs. Drs. Obstrectas não gostam de lá estar, ou está tudo com medo de perder o emprego. Como a última premissa é inválida porque para os empregados do Estado não há esse perigo, fico pelas duas primeiras.
Parece-me pois que não há condições técnicas para a manutenção das maternidades a encerrar, i.e. elas não são seguras para mães e nascidos. Mesmo assim as pessoas manifestam-se contra o encerramento e lá andam a gritar palavras de ordem que alguém escreveu, curioso é que quando aparece um repórter a fazer perguntas quase todas reconhecem que a maternidade lá do sítio nem é grande coisa. Ainda há pouco as mulheres de Elvas se queixavam que só ia a Badajoz parir quem tinha dinheiro, agora que podem ir todas e não pagam elas manifestam-se contra.
Curioso é que eu acho que isto dá um grande jeito ao Governo, que não tarda nada deixa de fazer seja o que fôr para reformar este Estado decadente alegando que não há condições.

PS- Agora também me dava jeito uma maternidade aqui na Praceta.

09/05/06

EU VI (nr. 3)


-Eu vi um Sr. a entrar num congresso político que ele próprio inventou e a sair com uma moção vencedora com pouco mais de 50%, dizendo que era uma vitória expressiva.

-Eu vi um Sr. que precisava de vencer para aspirar ao acesso directo na Liga dos milhões, entrar em campo com uma táctica suícida que o fez perder o jogo e no dia a seguir abandonou o clube.

-Eu vi um Sr. comediante a fazer graça sobre o Bush, na festa que este próprio ofereceu, e a deixar os convidados todos desconfortáveis.

-Eu vi outro Sr. comediante, desta vez canadiano, a troçar a todo o gaz dos imigrantes portugueses.

-Eu vi um sapo e comi-o.

08/05/06

Futebol.

Ando a tirar um curso intensivo de futebol. Aliás, já devem ter percebido isso pelos últimos posts. Isso deve-se à minha vontade de integração na sociedade e ao não querer passar 2 meses sem saber o que falar com as pessoas. Televisão, jornais, no café, na praia durante os próximos tempos, as conversas não vão fugir muito das finais da Taça UEFA e Liga dos Campeões, do Europeu Sub-21 e do Mundial de futebol, pelo menos.
Eu, desta vez prometo que estarei preparado o que ainda não sei se é bom se mau, mas o que é que isso interessa se a bola comanda a vida?

Warning

Cuidado com o que dizem. A partir de agora quem se queixar de dores nas costas, ou noutro lado qualquer, de cansaço, de excesso de horas de trabalho e queixas similares; quer dizer que está cansado do trabalho e corre o risco de ser despedido com justa causa.

07/05/06

Dia da mãe.

É todos os dias, mas nunca é de mais abençoar todas as mães do mundo. Elas são a criação, a existência, as responsáveis pela civilização. Bem hajam mães, inclusivé a mãe e a avó do George W. Bush.

Eu estou-me a rir.

Pois é, Sr. Koeman, o riso pega-se. Agora sou eu que estou farto de rir com os golos do Paços de Ferreira. É a vida...

05/05/06

O homem riu-se com os golos.

O futuro ex-treinador do S.L.Benfica, Sr. Ronald Koeman, riu-se com os golos do Sporting em Vila do Conde. Eu ri-me com os golos todos dos leões mesmo com os marcados no estádio da Luz.

Mas, está bem, quando se promete tudo e não se consegue nada uma areia no preservativo é pior que um tsunami.

O Porto Santo ainda continua lindo.


Fomos uns dias para Porto Santo. Em cinco anos, aquela ilha de 21 Km quadrados, aumentou em mais de 300 % a construção de prédios, resources, hoteis, etc... É uma pena ver como o homem vai destruindo o que a natureza lhe dá, mas é o progresso dizem...
Há muitos bares novos na praia, cuja construção já não choca da mesma maneira, gostei do "Pé na água".