31/10/07

O PGR e as escutas.

E lá foi o Sr. PGR botar figura à AR, como tem feito nos jornais. Lá, em S.Bento, conseguiu atingir um protagonismo ainda maior mesmo sendo a sua intervenção recheada de palermices. O Sr. PGR tem o direito de dizer disparates, ah pois tem, mas também tem o dever de respeitar os portugueses. Ou o Sr. Pinto Monteiro está a armar-se em totó ou é totó e nenhuma das hipóteses é boa para nós. O Sr. foi falar nas escutas e nos aparelhos existentes no mercado para tal e falou disso com grande admiração e preocupação. Mas, caramba, este senhor é o Procurador Geral da República e como tal tem obrigação de saber muito mais e concerteza sabe. Imaginem os milhares de trabalhadores das empresas de telecomunicações ao ouvi-lo, acredito que se arrepiaram.
A verdade é que existem escutas em Portugal desde que há telefones cá na terra
e qualquer pessoa minimamente habilitada conseguia fazê-las. Um condensador, 2 pinças, um jack, um bocadito de cabo e um gravador era quanto bastava para interceptar uma linha telefónica analógica. Mas isso era há 20 anos, depois com as linhas digitais e as centrais telefónicas o carregar num simples botãozinho permite ouvir todas as conversas. Milhares de despedimentos, divórcios, chantagens, etc... devem-se a isso. O interessante é que essas centrais telefónicas têm de ser homologadas pelo ICP e por isso pelo menos as instâncias do poder deveriam saber disso e sabem. Mas mesmo que imaginemos que eles são todos muito burros, basta pensarmos nas multi-conferências para percebermos que se tecnicamente podemos colocar várias pessoas na mesma chamada, qual é a dificuldade em entrar numa conversação sem que ninguém dê por isso? Tudo se resume numa opção binária da programação da central, se colocarmos 0 não há escutas, se colocarmos 1 escutamos quem quisermos. É assim tão fácil e directo e quem é que acredita que os senhores do poder não sabem isto?

30/10/07

Family Frost?

Tinha de ver e vi. Vi, sofri e chorei. Como é possível que medíocres como a família Feist manipulem e subjuguem à sua incapacidade tantos amadores inocentes que só procuram uma oportunidade, um lugarzito?
Para os grupos ou cantores profissionais é um marco na carreira dar um concerto com uma orquestra e fazem-se parangonas disso, para os manos Feist não é mal nenhum pôr aqueles inocentes a interpretar Pedro Abrunhosa com violinos e oboés.
Imperdoável, mesmo, é ver gente como o Tozé que tem responsabilidades acrescidas no panorama musical português não fazer qualquer referência ao assunto. O programa chama-se Família Superstar e não Família Feist, acho eu.

A crise.

E de repente instituiu-se que o Sporting Clube de Portugal está em crise. Não me parece justo. O clubezito de Alvalade gasta muitos milhões a menos que os seus rivais, enche a Europa de craques, foi prejudicado na derrota com o F.C.Porto e no empate com o S.L.Benfica e em ambos os jogos foi jogar fora, tem tantas vitórias na Liga dos Campeões como o Benfica, ainda está na Taça da Liga sem benefícios como o seu rival teve na Amadora e no fundo só tem menos um ponto na BwinLiga que o SLB. Se ele está em crise os benfiquistas estão em quê?

Não há pachorra.

Confesso que estou a perder a paciência com os comentadores que poluem a nossa TV. Não consigo entender como é possível ouvir um sr. prof. universitário dizer a milhões que a escola passa a ser uma balda, por mais razões que ele tivesse e não tem. Constantemente enganado nas suas previsões e preterido nas suas escolhas este homem, ex-mergulhador no Tejo numa das suas derrotas que já são habituais, não se consegue distinguir dos ressabiados das tertúlias cor-de-rosa. Tenho pena. Pena pelo crédito que já lhe dei e pena pelos enganos que acaba por causar, ainda, em muitos distraídos.

Também o Rui Santos me faz pena, como me fazem pena todos aqueles que perdem precocemente a sua humildade em detrimento de outros interesses que mais tarde ou mais cedo os vão engolir. Este agora também maximiza as suas raivinhas particulares tornando os seus comentários desinteressantes e quase imperceptíveis, que procurará ele?

15/10/07

O rei vai nu.

Ele ia ter a espinha dorsal da selecção nacional a jogar no clube. Ele ia colocar o Benfica na ribalta do futebol europeu. Ele ia copiar os outros clubes apostando na formação. Ele ia construir a melhor equipa dos últimos anos.

Com ele na presidência já passaram 110 jogadores pelo SLB. Os treinadores sucedem-se uns aos outros e equipa nem vê-la. Ele elimina o Estrela da Amadora da Taça da Liga com um penalti que não existiu. Ele perde os dois jogos da Liga dos Campeões. Ele empata em casa com o Sporting porque o árbitro perdoou um penalti que o árbitro assistente assinalou. Ele consegue pôr técnicos, médicos e jogadores que passaram pela casa em conflito com o clube. Ele tem mais pontos de atraso em relação ao primeiro classificado do que o número de jornadas efectuadas - e foram 7.

Ele não é o presidente do grande Sport Lisboa e Benfica, ele é o REI. E como rei quer nomear sucessor e insiste... O pior é que o súbdito em questão nem se sente bem como súbdito nem lhe convém (não convém a ninguém que queira ter sucesso) ser escolhido pelo presidente que tem a mania que é rei.

Contudo eu tenho a certeza que o cartão de sócio do SLB dá descontos na Multiópticas ou na Optivisão ou noutra coisa qualquer que ajude os benfiquistas a não ficarem com cataratas perante tal alarvidade.

Para grande parte deles o rei vai nu.

O congresso.

E lá aconteceu o tal congresso. Acompanhei o que pude e senti de novo algo parecido às reuniões de apresentação dos anos escolares do 1º ciclo. Ninguém gosta totalmente do professor, a escola não é a melhor, o agrupamento é redutor, o ministério é uma seita de malfeitores, o futuro é uma incógnita. (Por acaso nunca percebi porque gostam os professores tanto de atormentar os pais.)
No PSD é igual: aqueles que criticam não estão presentes, os que ganham não ganham completamente, o congresso começa com "n" dúvidas e acaba com "n+1", enfim mais do mesmo. Curiosamente os discursos de hoje aproximam-se dos do MRPP de há quase 3 décadas , sendo que é o PS que ocupa hoje o lugar do social-fascismo, não percebo porque o Pacheco Pereira não alinha.
Vamos voltar a ter aquelas maravilhosas tardes de luta amigável entre Santana e Sócrates que por certo nos vão animar. Cheira-me, também, que alguns dos recém-despedidos do partido vão regressar, cheira-me que o Valentim encaixa bem nesta nova (?) liderança. E a propósito do presidente da C.M. Gondomar foi bonito vê-lo no concerto do Tony Carreira subir ao palco para dizer que aquele pavilhão tinha sido construído a pensar no artista cuja actuação ele interrompeu, encaixa ou não encaixa?

04/10/07

Os paineleiros.

Já lhes chamaram assim, depois chamaram-lhes muito mais coisas quase todas mais feias. Para mim são charlatães quase todos e costumo dizer que acabarão por se aniquilarem a eles próprios. Sousa Tavares e António Vitorino talvez demorem mais tempo porque, para já, estão-se nas tintas para aquilo, mas há dois cujas parecenças com a "tertúlia cor-de-rosa" são tão evidentes que não acredito que se mantenham muito tempo.
Refiro-me a Marcelo Rebelo de Sousa e a Rui Santos. É que nós sabemos que somos burros, está escrito em todo o lado, contudo quando descobrimos que nos querem fazer mais burros achamos que ficamos mais espertos de repente e não perdoamos.

PSL de novo.

Nem era preciso dizer-lhe porque ele sabia, mas o Pedrito foi informado que poderia ser interrompido se o "Special One" aterrasse entretanto. Protestou aquando da informação? Não. Em vez disso lembrou-se do manual das malandrices básicas para dar nas vistas (até eu já fiz isso). Azar seria, se o avião do Mourinho se tivesse atrasado. Curiosamente não deram ao assunto a importância desejada pelo advogado com o escritório mais arrumadinho que eu conheço. Entretanto diz que não sabe se aceita ser presidente da bancada parlamentar do PSD, foi você que o propôs?

A bola não entra.

Depois de não conseguir eliminar o Estrela da Amadora da Taça da Liga em jogo jogado. Depois de ter conseguido um empate sem golos com o Sporting com muitas ajudas. Depois de já levar 8 pontos de atraso na BwinLiga, o S.L.Benfica, com o melhor plantel dos últimos 10 anos, perdeu o seu 2º jogo na Liga dos Campeões. Camacho explica que o problema é a bola que não entra, eu acho que é o presidente que não sai.