11/05/09

Bairros problemáticos?

Mas afinal o que são bairros problemáticos?

No meu bairro havia pessoas problemáticas, ou seja pessoas com quem toda a gente preferia não ter problemas. O Azul, o Zé Mau, o Moscavide, etc...Iam de "cana" imensas vezes, ninguém bufava dos gajos mas também ninguém os defendia. E ninguém os defendia porque eles não eram assim tantos e a opção dos habitantes era juntarem-se para defender os não-problemáticos quando os outros decidiam fazer alguma maldade. Os problemáticos não têm mais força, nem são mais espertos, são apenas problemáticos. Então os maus do meu bairro iam exercer para outros bairros, e às vezes, até eram úteis porque defendiam o bairro quando os maus dos outros bairros queriam exercer no nosso.
Ainda hoje é assim, existem até gangs organizados: o gang da Portela, o de Vialonga, o do Forte, o da Póvoa,...e ninguém diz que são bairros problemáticos ou que a Póvoa de Santa Iria é uma cidade problemática. E lá andam eles a tentar incomodar as localidades vizinhas. A coisa só se torna mais complicada quando um qualquer bairro acolhe vários grupos e a restante população do lugar demonstra fraqueza perante o temor que os mauzinhos lhes causam. Passam a viver numa ditadura particular.
Nós, o resto povo, que vivemos longe disso, somos solidários com esses oprimidos? -Nada! Nós andámos no 25 de Abril a cantar: "Casas sim - barracas não - as casas são do povo - abaixo a exploração! Lá Lá Lá. E depois pintámos as barracas com cimento de muitas cores, pusemos umas em cima das outras, deslocámos umas dum lado para outro conforme o valor do chão e escondemos a coisa.
Nós berramos com a Polícia quando ela arranha um mau, porque é opressão e é o regresso ao fascismo e tal, mas também berramos com a Polícia porque nunca está onde é preciso, quando a coisa ocorre à nossa porta.
Nós, sempre nos cagámos para isso, o importante era tirar dali a barracada que desvalorizava o nosso apartamento e no fim ainda dizíamos: -Tirarem dali as barracas foi o melhor que podiam ter feito.
Nós vamos chamar nomes à bófia porque mandou um gajo para o outro mundo onde ele vai encontrar os 3 ou 4 que mandou para lá, mas não vamos à Quinta da Fonte, ou do Mocho, ou ao Belavista, berrar com os gajos que andam a lixar a vida da maioria dos habitantes, que vivem na tal ditadura que nós deixamos criar e contra a qual somos incapazes de lutar. Vamo-nos lixar!!!

1 comentário:

Matty disse...

Lá porque o bairro azul seja um bairro problematico, não significa que a Póvoa seja uma cidade problematica. Ou então sou eu que ando demasiado desatualizada para não saber da existência de gangs na Póvoa. Ao menos o meu bairro e traquilo...