10/10/05

Não querem nada connosco.

• TEMPESTADE VINCE
Chuvas fortes, rajadas de vento para 3ª feira
Chuvas fortes, rajadas de vento de 100 quilómetros/hora e trovoadas vão atingir, terça-feira, Portugal continental como consequência da tempestade tropical «Vince», que domingo se formou entre os Açores e as Canárias, informou esta segunda-feira o Instituto de Meteorologia

( 14:57 / 10 de Outubro 05 )


Em conferência de imprensa, o meteorologista José da Costa Teso explicou que as más condições meteorológicas previstas «são consequências do furacão que terça-feira, cerca das seis horas da manhã, já estará numa fase dissipada», a perder força.

Segundo José da Costa Teso, «os efeitos da tempestade tropical só se vão sentir nas próximas 12 a 18 horas, sendo previsível que o território continental, em especial as terras altas e o litoral, seja atingido por fortes chuvadas, rajadas de vento e trovoadas».

«Estas condições meteorológicas são o resultado de uma conjugação da tempestade com uma frente fria e uma depressão», explicou.

O Instituto de Meteorologia prevê uma melhoria nas condições meteorológicas a partir de quarta-feira, embora devam continuar os aguaceiros.

Entretanto, a Protecção Civil (SNBPC) aconselhou as pessoas a fechar as janelas e as portas e a terem cuidados redobrados nas estradas por causa da possível formação de lençóis de água devido às fortes chuvas e rajadas de vento previstas para terça-feira.

A tempestade «Vince» está a deslocar-se no Oceano Atlântico para leste-nordeste a cerca de 20 quilómetros por hora.

Sem comentários: