20/10/09

Caim, Caim....


Segundo a Bíblia, Caim teria sido um dos primeiros (não exclusivamente o primeiro) homem nascido de gravidez normal na terra, resultado das relações sexuais de Adão e Eva. Gênesis 4:1 esclarece: "O homem conheceu Eva, sua mulher; ela concebeu e deu à luz Caim, e disse: 'Adquiri um varão com a ajuda de "Deus, o Senhor" (Bíblia de Jerusalém).


Devido às palavras que Eva proferiu por ocasião do nascimento do seu primogénito, alguns eruditos bíblicos sugerem que Eva achava que Caim era o "descendente ou semente" que destruiria a serpente, conforme prometido por Deus nas palavras dirigidas à serpente: "E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar" (Gênesis 3:15 - Almeida) Se Caim compartilhava esta crença, estavam ambos equivocados, visto que aquelas palavras proféticas acabariam por dirigir-se ao Messias.

Em determinada ocasião, Caim e o seu irmão mais novo Abel apresentaram ofertas a Deus. Caim apresentou frutas do solo e Abel ofereceu primícias do seu rebanho. (Gênesis 4:3, 4). A oferta de Abel teria agradado a Deus, enquanto que a de Caim não. Tudo indica que o sacrifício de Abel foi oferecido com fé, em face da declaração bíblica de que "Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício superior ao de Caim. Pela fé ele foi reconhecido como justo, quando Deus aprovou as suas ofertas." (Hebreus 11:4), um sacrifício total.

Possuído por ciúmes, Caim armou uma emboscada para seu irmão. Sugeriu a Abel que ambos fossem ao campo e, lá chegando, Caim matou seu irmão; este teria sido o primeiro homicídio da história da humanidade.
(da Wikipédia)

Por amor de Deus, ou assim. Ainda não percebemos que as nossas ladradelas ao livro de José Saramago e ao filme Corpus Christis, nos tornam mais fundamentalistas que os nossos irmãos muçulmanos?
Com uma agravante, nós somos tão burros que até extremamos posições em relação à arte que praticamos.
Alguém nos tem de valer, enquanto cá estamos, senão....

1 comentário:

Anónimo disse...

untrained shorter sewers unspent productively coping purification merchantable dima surfaced nyse
semelokertes marchimundui