03/02/09

O Poder.

Há 20 e tal anos atrás, colaborava eu com uma empresa líder de telecomunicações e lutávamos diariamente por fazer homologar pelo ICP, funções que as centrais que vendiamos faziam, mas que não era permitido utilizar: conferências, multi conferencias, desvio para linhas externas, monitorização, ... um sem número de funcionalidades que eram usadas noutros locais do mundo e que aqui, devido à hegemonia dos CTT/TLP as leis não permitiam.
Era costume conversar sobre o assunto com o Engenheiro que me pagava e que era o dono da companhia. Falávamos, acima de tudo, de questões técnicas, eu na sua operacionalidade e ele na teoria e na exploração prática dessas teorias. Questionávamos, muitas vezes, quais as razões porque não havia homologação para funções que podendo ser de borla eram taxadas pela companhia dos telefones. Uma vez falámos no poder.
Aproximava-se uma data em que as nossas centrais iam mais uma vez para homologação e eu mostrava a minha estranheza: haviam tantos ministros e capitalistas a utilizarem as nossas centrais, porque é que esses não demonstravam como a razão estava do nosso lado? - perguntava eu exaltado. (Hoje isto poderia ser considerado corrupção na forma tentada, se desse jeito, ou mesmo mais grave se ficasse gravado.)
O patrão respondia-me quase sempre: -Esses não têm poder!
Confesso que me irritava a resposta, principalmente porque não a entendia. Então eram ministros, eram os homens do dinheiro e não tinham poder, então quem é que tinha?
Certa vez ganhei coragem e coloquei-lhe a pergunta tal qual escrevi atrás e ouvi-o responder: -As pessoas que têm poder não se sabe se são mais ou menos ricas, o simples facto de serem poderosos faz com que sejam eles a fazer saber o que querem que nós saibamos, ninguém vai perguntar ao Duarte Lima ou ao Proença de Carvalho quanto dinheiro é que têm!
Devo ter feito uma cara tão estranha que o senhor se apressou a enveredar por uma enorme explicação, onde concluía que um homem conotado com o PS, dificilmente seria poderoso porque os outros não o permitiriam.
Retirei desta conversa os nomes e a conclusão e até utilizei o conhecimento adquirido várias vezes, não posso mentir.

Esta noite, recordei essas conversas, quando pensava nos 3 últimos secretários-gerais do partido socialista. Guterres, foi totalmente destituído de capacidade para governar, foi considerado cobardolas e lá anda ele pelas Áfricas e Ásias, porque não há locais mais distantes. Ferro Rodrigues, foi enfiado no processo Casa Pia, apontado como pedófilo, e exilou-se em Paris. José Sócrates resistiu mais tempo que Guterres mas é acusado constantemente disto e daquilo, sendo que de trafulha e corrupto já não se safa.
Que mais saberia o meu ex-patrão e não me disse?

5 comentários:

ARISTIDES DUARTE disse...

Se um do PS não é poderoso imagino os outros, mais à esquerda do PS. Quer dizer, só se pode ser da direita, em Portugal. Será por isso que o PS ( tirando quando anda à caça ao voto) faz sempre o que a direita quer?

Hélder disse...

Ou isso Aristides Duarte, ou esqueceram-se de fazer um restyling ao nome, porque o fim do PS, enquanto partido de esquerda, começou precisamente no:...25 de ABRIL!!! De outra forma como poderia a ameixa podre do Mário Soares ter ficado tanto tempo no poder a acumular luxos e privilégios? Não teve outro remédio a não ser adaptar-se às novas conjunturas...ele e os outros que se seguiram...Faz parte da condição humana esta arte de se ser lobo com pele de cordeiro.

Juro que me esforço, mais ainda não consegui ter pena do Sócrates.

Hélder disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Hélder disse...

Só mais uma achega: na faculdade um professor um dia disse-me "nós só temos o país que fizemos por merecer". Não acreditam? Quatro bons exemplos assim tipo chapa 5:

- O Salazar foi o esterco que foi, e afinal até é o melhor português de todos os tempos;

- A Fátima Felgueiras, vez o que fez, pirou-se com toda a naturalidade para o Brasil, voltou, não foi de cana e no fim até será um dia reeleita (ponho as mãos no fogo!!);

- O João Jardim, além de tirano é mal agradecido, establecendo quase que uma nacionalidade "madeirense" em permanente conflito (instigado por ele, diga-se) com "os" portugueses;

- O Valentim Loureiro...pronto, não me façam rir mais...

- O Paulo Portas...esse exímio dançarino (vai dançando conforme a música só para não sair de competição...)

E ainda vamos matar a cabecinha com grandes contemplações para com a classe política que temos??? Não dá! Os partidos são uma farsa, pois só servem de trampolim para que alguns cheguem ao poder. Depois de lá estarem, o que fazer com ele?...logo se vê...fazem o que mais jeito lhes der.

Al Kantara disse...

Zé Leonel, vai ao meu blog e vê o desafio que te passei. Desculpa lá o meu jeito mas toca a todos...