23/03/06

O exemplo prometido.

O Luis Figueiredo é um amigo de longa data, encontrámo-nos na escola (Ciclo Preparatório), num emprego e mais tarde nas músicas. O Luis era casado em 1999 e tinha uma vida, à primeira vista, descansada com a sua mulher Rute e a sua filha Matilde de 12 anos. No verão de 99 o Luis comunicou-nos sem grandes explicações que se ia divorciar, ninguém percebeu as razões mas, ao que consta, foi por iniciativa da Rute. Ninguém esperava este divórcio e, ainda menos, que a Matilde quisesse ficar com o pai, mas foi isso que aconteceu.
Consumou-se o divórcio, o Luis fez alguns acertos na vida e lá foi caminhando com a sua menina, no que se tornou um exemplo para todos nós devido à forma brilhante como pai e filha se relacionavam.
Em 2001 por excesso de zelo, julgo, preocupado com o afastamento da mãe da Matilde em relação a esta e por querer o melhor para a filha o pai leva-a a uma consulta de psicologia. Uma pipa de massa depois e após várias sessões o Luis recebe um relatório psicológico onde está escrito que ele não se comporta como pai, sendo antes o melhor amigo, situação que cria uma falta de estrutura à criança faltando a esta o pilar familiar. Sobre a Rute que não contactava a Matilde havia quase um ano, nada. O Luis ficou desfeito, a filha era excelente na escola, tinha um comportamento exemplar, andava sempre alegre, o único senão que demonstrava eram as saudades da mãe. Pagou mais uma consulta e foi queixar-se à Psicóloga que tinha seguido a filha (Drª. Sara Gomes) que o aconselhou a fazer umas sessões de aconselhamento psicológico que de pronto o Luis marcou. Muito embora fosse na mesma clínica as consultas foram feitas por outro psicólogo que logo na primeira visita lhe incutiu a ideia que ele estava a fazer o que podia, que cada um é o pai que é capaz e que se a menina não se queixava era porque estava tudo bem. Duzentos euros depois o Luis estava a marcar consulta para psiquiatria.
O relacionamento entre o Luis e a Matilde nunca mais foi o mesmo, ele queria tentar ser mais pai e ela, obviamente, não percebia o que se tinha passado para ele ter alterado a sua forma de estar com ela. Mais tarde a Rute voltou a querer ver a filha e hoje esta ora está com um ora está com outro, mas há muito que já não é a mesma menina e o seu quotidiano é uma interrogação para todos sendo que a sua falta de aproveitamento escolar é o mal mais notado.

Em Fevereiro o Luis esteve cá e trouxe o relatório psicológico, as antigas notas de excelência da Matilde e as notas fracas e participações escolares de hoje. Pensava ele que eu, por ter filhas e passado por uma situação semelhante o podia ajudar, mas como posso fazer para restituir a estas duas pessoas que adoro os últimos três/quatro anos?
Limitei-me a dizer que hoje a Psicologia não tem pacientes tem clientes e que a preocupação principal é marcar a próxima consulta. Que temos de ser nós a perceber se precisamos do médico de família, do psicólogo, do psiquiatra ou do conselheiro filosófico e nunca deixar nas mãos dos que recebem dinheiro por nos consultar qual é a consulta que necessitamos. Mas já é tarde, pois.

Queriam um exemplo. Cá está!!!

Sem comentários: