17/07/08

Está tudo explicado.

Nos próximos Jogos Olímpicos, a medalha vai para quem usar uniforme vermelho? Não necessariamente, mas investigadores da Universidade de Münster, na Alemanha, mostraram que usar vermelho pode influenciar a decisão dos júris.

Norbert Hagemann e os seus colegas mostraram a 42 júris excertos de gravações de partidas de taekwondo, uma arte marcial em que um dos jogadores tinha uniforme azul e o outro vermelho.

Cada júri avaliou cada vídeo e deu pontos aos jogadores pelos ataques que fizeram. Depois, alteraram a ordem dos vídeos e trocaram a cor dos uniformes dos jogadores digitalmente. O jogador que vestia vermelho passou a “vestir” azul, e vice-versa.

A equipa de cientistas descobriu que os júris deram 13 por cento mais pontos aos jogadores que tinham o uniforme vermelho, mesmo quando eram as mesmas partidas. Nos jogos de equipas, este enviesamento deverá ter um impacto menor. Mas nas partidas que são decididas por júris, a cor poderá ter uma influência importante.

“Esta é uma experiência bem feita. Reforça o facto de a cor ter influência no resultado dos jogos desportivos”, disse à "New Scientist" Robert Barton, co-autor de um artigo de 2005, que já sugeria que a cor vermelha poderia estar associada a comportamentos de dominância ou de agressão no mundo do desporto. Segundo o investigador, pode haver uma atribuição de dominância subconsciente quando se altera as cores dos uniformes.

O boxe, a luta greco-romana e o taekwondo são jogos que normalmente usam as cores azul e vermelho nas protecções e uniformes. Estas modalidades vão estar nos Jogos Olímpicos em Pequim.

Apesar de no taekwondo se usar um sistema electrónico que ajuda os júris a contar os ataques, Hagemann dúvida que o sistema seja suficiente para mitigar os efeitos das cores. “Esses sistemas não são utilizados no boxe e ainda assim, não alteram qualquer benefício psicológico que possa ser dado aos atletas que estejam a usar vermelho”, explicou o investigador à "New Scientist".

O artigo original dos cientistas alemães será publicado pela revista "Psychological Sciences", na sua edição de Agosto. (do Público)

2 comentários:

Anónimo disse...

onde tirou esse artigo?

Zé Leonel disse...

Está escrito no post, não é assim amigo anónimo?