João Miguel Tavares
jornalista
O betão anda um bocado na mó de baixo. Desde os tempos de Cavaco Silva e Ferreira do Amaral que a expressão "política do betão" virou insulto, como se a viga e o cimento fossem feitos com as ossadas da classe baixa. Por cada pilar erguido, um pobre falecido. E como nestas coisas da política portuguesa PS e PSD vão mudando de opinião consoante a posição que ocupam no poleiro, hoje são os socialistas que tecem loas às obras públicas e os sociais-democratas que desconfiam do poder da viga para alavancar Portugal.
Tirando considerações sobre a incapacidade de os homossexuais procriarem, a questão das obras públicas tem sido o tema-fetiche do PSD, com o qual o Governo é martelado cada vez que põe a cabeça de fora. Devo dizer: parece-me no mínimo bizarra a estratégia, sobretudo tendo em conta a imagem séria e antipopulista que Manuela Ferreira Leite se esforça por passar. É evidente que investimentos de centenas de milhões de euros têm de ser analisados ao pormenor e que convém não pontapear para daqui a dez anos o pagamento de compromissos actuais. É igualmente evidente que o Estado tem o dever de proteger quem, nas franjas da sociedade, cai em níveis dramáticos de pobreza. Mas nem o Estado tem a obrigação de servir de eterna almofada a choques que em boa medida estão fora do seu controlo (o sobreendividamento é, em primeiro lugar, uma responsabilidade das famílias, e não do Ministério das Finanças) nem o investimento em infra-estruturas está necessariamente desligado do combate à pobreza. Afinal, uma auto-estrada até Bragança faz mais pela riqueza da região do que despejar subsídios sobre quem lá vive. É uma daquelas coisas que já os romanos sabiam.
Ora, é a atenção a este género de subtilezas que se exige a quem quer governar o País. Exactamente porque fazer política não é apenas fazer contas, ver o PSD insistir que o TGV é um luxo que não podemos pagar é, no mínimo, desconcertante. Se está a ser feito um esforço conjunto dos países da UE para a criação de uma rede europeia de alta velocidade, que sentido faria ela parar em Badajoz, deixando mais uma vez Portugal na periferia - e logo numa altura em que o petróleo disparou para a estratosfera? O facto de o desenvolvimento do país não poder estar sustentado nas obras públicas não significa que de repente se feche a porta a todos os estaleiros pendurando a placa "agora vamos cuidar dos pobrezinhos". Se Manuela Ferreira Leite se quisesse transformar na Manelinha das Feiras, eu poderia entender a linha de pensamento "queremos pão em vez de betão". Mas, propondo-se como uma alternativa credível a Sócrates, espera-se mais de um programa de oposição do que propor análises custo-benefício das obras públicas e dizer que tem muita pena e que quer muito ajudar quem está a sofrer com a crise. Manuela Ferreira Leite está a precisar de férias. De férias e de novas ideias.
1 comentário:
Mas o TGV faz mesmo, mesmo, mesmo falta ao país? Então porque é que os países nórdicos, esses "atrasadinhos" não têm TGV?
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