02/07/04

Legalidade e Legitimidade

Dizer que substituir um 1º ministro por outro, sem eleições, é legal e é uma verdade inquestionável, assim como convocar eleições pela saída de um 1º ministro também é legal. Por aqui está tudo dito.

Dizer que o povo votou no PSD e não no Durão Barroso será legítimo? A campanha não era Durão Barroso para 1º ministro de Portugal? O PSD teria os mesmos votos se dissesse, por exemplo, Manuela Ferreira Leite para 1º ministro?

Dizer que Santana Lopes iria governar em continuidade, é legítimo? Então alguém acredita que um político, seja de que partido for, que andou toda a vida a tentar conseguir o que hoje lhe caiu do céu, iria arriscar perder tudo daqui a 2 anos? É possível acreditar que o PSL iria fazer outra coisa que não fosse entrar em campanha eleitoral para 2006?

Dizer que eleições antecipadas fariam parar o governo do país muito tempo, é legítimo? Ele não está parado agora? Quanto tempo demoraria o PSL a constituir governo? E conseguiria? Com quem?

Eleições antecipadas seriam, por isto, uma demonstração de honestidade para com os portugueses e eram, também, uma vantagem para o PSD. Para o PSD porque o Santana Lopes, pelo seu populismo, conseguiria no mínimo fazer subir muito os 33% que a coligação obteve no mês passado e quem sabe até conquistar o lugar que agora lhe é oferecido. Para os portugueses porque fossem quais fossem os vencedores, seriam os seus escolhidos e evitava-se ouvir 100% dos portugueses a dizerem que não foram neste que eles votaram.

A melhor solução, como todos dizem, teria sido o Zé Manel não ter abandonado o Governo, mas ele pirou-se...

1 comentário:

Anónimo disse...

Existe outra vantagem em haver eleições antecipadas, se o PSD perder, poderá sempre alegar posteriormente, em momentos de crise, que não os deixaram completar o mandato... nesta altura do campeonato se calhar até lhes dá jeito, já que nem eles se entendem, e o caos está instalado. Tess