21/01/09

Seguem-se saneamentos?

Não entendo aquele pré-aviso de greve feito para os professores avaliadores. Ou seja, se não percebi mal, os professores avaliadores estão a pré-avisar que podem fazer greve aos pedidos de aulas assistidas feitos pelos seus colegas professores, é isto não é?
Desconheço se isso tem alguma legalidade, mas é no mínimo estranho que, num país democrático, sejam os próprios professores a impedir que os seus pares avancem num processo a que têm direito, se for essa a vontade deles. Porque é que os sindicatos não pediram aos professores para nenhum pedir aulas assistidas? Bom, pedir pediram, mas como eles insistiram por livre vontade agora querem, à força, negar-lhes a possibilidade. Começo a perceber que os sindicatos são quem está mais distante da realidade das escolas. Há professores que não se assustam com a avaliação e sempre a acharam necessária para bem do ensino em Portugal. Para esses não há avaliação que lhes meta medo, seja esta ou outra qualquer. Para os sindicatos esses professores não contam e são ditatorialmente sonegadas as suas posições. A Manuela Ferreira Leite quando falou em parar a democracia por alguns meses, não percebeu que nalguns sectores ela já estava parada.

5 comentários:

ARISTIDES DUARTE disse...

O que sabes tu sobre professores, homem?

Zé Leonel disse...

Caramba, João, a frase é sempre a mesma, podias contribuir com alguma explicação mas preferes encarnar a personagem do K7 Carvalhas. Temos pena. Ainda por cima tu sabes bem o que eu sei sobre professores, ou já não te lembras?
Lá está como dizia o Nietzhe: "os inimigos da verdade não são as mentiras mas as convicções". Voltamos a ter pena.

Fica bem.

ARISTIDES DUARTE disse...

Então vou-te explicar:
Ser professor como eu sou é ter instabilidade garantida, desde que comecei a trabalhar (e já lá vão 19 anos). Cada vez em sua escola. Já dei aulas em mais de 30 escolas. Desde que a propaganda deste Governo começou a funcionar que dizem que os professores estão colocados por 3 anos.
É mentira. Eu sou um exemplo de que é mentira. Nunca trabalhei dois anos seguidos na mesma escola e desde que isso entrou em vigor já trabalhei em 4 escolas (nos tais 3 anos).
O ano passado estive a 125 Km de casa. Este ano estou a 70. Mesmo assim, vá lá, ainda dá para ir e vir todos os dias.Mas , cuidado na estrada (um perigo o gelo , a neve, , etc). Nunca faltei , este ano, a não ser por greve. O ano passado gastava com essa colocação mais de 700 euros por mês. Não sou rico. Tenho dois carros velhos, que , juntos, não valem mais de 1000 contos.
Trabalho, faço o que sei e posso e não estou para aturar o Rangel e o Miguel Sousa Tavares a dizerem mal dos professores.
Quadro interactivo não sei o que é. Magalhães vi um uma vez , há uma semana e tal, que uma mãe foi buscar à escola (numa escola com 80 alunos só ainda entregaram dois Magalhães).
O computador da minha sala de aulas nunca o ligo (não tenho tempo e é do século passado).
Estou para ensinar, mas os putos só querem é brincar.
Sei que tens familiares professores, e já foste professor. Mas gostaria de te ver numa turma do 1.º ano a ensinar putos a ler e escrever e não a dar aulas de música ou de Artes(disso eles ainda gostam alguma coisa).
Agora o que, verdadeiramente, me chateia é essa fixação no Mário Nogueira (se não é ele é o Carvalhas ou outro). Epá, quem acha que tem razão não se chateia com partidos que só têm menos de 10% dos votos.
Já o Sócrates é na mesma. Vive obcecado com o Partido Comunista. Vê comunistas em todo o lado.
Para quem foi punk na sua juventude e trabalhou nos TLP parece-me uma coisa descabida, estar sempre a atacar quem não gosta do Governo.
Já agora, não foste tu que gravaste um tema intitulado "Benditos Sejam", em que criticavas o Cavaco?
Explica a diferença entre o Cavaco e o Sócrates, se fores capaz.
E o tema "Deserto" , lembras-te?
Aquele que diz "Eram força de trabalho, quando o trigo era pão, Foram mártires na luta, que trouxe a revolução, foram vermelhos convictos, porque era a cor da razão". Quem escreveu este poema?
Para quem diz tão mal do PCP , do Nogueira, do Carvalhas, etc, não achas que há aqui qualquer contradição?
Sei de certeza que o José Afonso (que era professor) estaria na primeira linha contra este Governo. E , tenho a certeza, que a música (e as letras) dele se irão ouvir durante muito tempo. Se formos observar isso por outros termos (a modernidade, etc) ele está ultrapassado.
Sendo assim, e tendo em consideração que o que conta agora são objectivos (a fixação do Ministério da Educação são os Objectivos Individuais)o Tony Carreira atingiu maiores "performances" que o José Afonso (tem mais público, mais fãs, mais discos vendidos, etc).
Mas qual é mais importante?
Por vezes passa-se isso na vida e , também, nas "performances" dos professores. Por isso esta avaliação é uma treta, mas até nem é a avaliação que me chateia mais, mas esta ostensiva campanha contra eles dizendo que são uns malandros, não trabalham, os putos é que são bons, os pais são uma maravilha...
E digo-te que sou sindicalizado e na Fenprof. E sabes porquê?
Porque , quando acabei o curso, o director da escola promoveu uma reunião com o Sindicato (que não era da Fenprof) para os professores se inscreverem no Sindicato (um dos tais Democráticos). Ora, disse eu, isto é assim?
Chamam-se uns e outros não? Então vou-me inscrever no outro. E foi assim. Fui do contra e continuo a ser do contra. De qualquer maneira eu nunca me inscreveria num Sindicato que ostentasse no nome a palavra Democrático.
Mas tenho para mim que sou um gajo porreiro.
Abraço
Fica bem
João

Zé Leonel disse...

Finalmente, amigo João, finalmente abriste a alma e mandaste cá para fora o teu grito e eu estou totalmente solidário contigo. A tua vida de professor, e a de muitos como tu, não tem paralelo na maioria dos teus pares e tu sabes isso. Pagas um custo que nada tem a ver com a profissão, a interioridade meu caro.
Quanto ao PCP, o José Manuel Osório e o Ary levaram-me para o Centro Escolar Dr. Salgueiro de Almeida ainda eu não tinha feito 12 anos, se calhar para servir de escudo, mas eu adorava aquilo. Aprendi as cantigas do Zeca, do Xico e do Zé Manel com eles próprios, estás a ver?Por vezes até me deixavam, miúdo, tocar com eles escondidinho lá atrás. Foi muito bonito, mas depois Abril modificou-os muito e eu abandonei o centro de trabalho dos Olivais farto de ganhar dinheiro à lepra e de comer camaradas. Mas o partido não me tira o sono, João.
Porque tal como tu dizes o Zeca Afonso, provavelmente, estaria na primeira linha (ou noutra linha qualquer) contra este Governo mas eu não acredito que alinhasse na utilização de um sector tão importante como a educação para demonstrar o seu repúdio.
A diferença entre o Cavaco e o Sócrates é que o Cavaco tinha oposição e este não tem e é mais novo e inteligente.
O que verdadeiramente me irrita a mim é que pelo facto de não haver força QB para derrotar algo que desagrada (o Sócrates até ver) se use uma classe inteira como carne para canhão e por via disso se prejudique desta forma os filhos mais tenros desta nação que tanto tem sido lixada. Não é curial, como Ele diria.
Os meus postes não são a favor do Sócrates, são contra o que me incomoda e o facto de me estar nas tintas para os partidos todos não me limita e permite-me ver tudo claramente. Assim como a tua explicação só esclarece o que é óbvio: não é a avaliação ou o estatuto do docente que está em causa mas o Sócrates-himself. Por outras palavras tu disseste o mesmo que eu tenho dito.

Abraço apertado.

ARISTIDES DUARTE disse...

Tudo bem , amigo. Desabafei. Mas não acredito que o José Afonso estivesse a favor, minimamente que fosse, deste Governo.
Eu não sou de nenhum partido, nem sabia ou quero saber se alguém é ou foi de algum partido, mas de partidos como o de Sócrates não sou mesmo a favor. Só foquei o PCP porque li o que andas a escrever sobre o Nogueira (há-os bem piores , no governo, sabes, Zé?). O Nogueira faz o seu papel. Tem que haver pessoas a fazer esse papel.Que o Sócrates é novo e inteligente, não posso negar. Basta ver o uso que faz da propaganda.
Não gosto de arrogantes e acho-os (aos do governo) uns arrogantes. Eles é que sabem o que é preciso nas escolas, o que os alunos devem ter, etc.
Quanto à interioridade é verdade, mas não só. A loucura total que são os concursos de professores actuais é que me levaram a ter de ir para longe trabalhar , porque tenho trabalhado relativamente perto de casa. Agora ir parar ainda mais no interior do Interior é que é chato. Eu até me adapto bem. Não tenho problemas. Já são muitos anos nisto.
Só queria que ficasse claro que o que me chateia neste Governo são outras coisas´e não a avaliação de professores. Faço o meu papel, também. Não sou mau. Cumpro. Mas também não sou excelente. Mas, não reconheço competências especiais aos avaliadores para me avaliarem.

Um abraço, Zé

Passa bem

João Duarte