21/04/08

Há mais barato, mas é ilegal.

Infarmed: Portugueses estão a comprar medicamentos ilegalmente através da Internet

15.04.2008 - 14h00 Lusa

Os portugueses estão a comprar ilegalmente através da Internet medicamentos para a oncologia, cardiologia e doenças do sistema nervoso central, o que é "um risco", pois estes fármacos podem ser contrafeitos, alertou o presidente da autoridade nacional do sector.

O presidente da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed), Vasco Maria, lançou hoje o alerta durante um encontro com a comunicação social para a apresentação dos mecanismos de dispensa de medicamentos pela Internet, que arranca em breve.

O responsável alertou para os riscos da "utilização indevida de alguns sítios na Internet que são ilegais e que possibilitam a aquisição de medicamentos não legais".

Entre os vários riscos que os consumidores de medicamentos adquiridos ilegalmente pela Internet correm consta a ausência de substância activa ou a sua presença numa quantidade não adequada e ainda a possibilidade de os fármacos estarem toxicamente contaminados.

Os portugueses já descobriram esta possibilidade há algum tempo, tendo o Infarmed conhecimento de que, inicialmente, eram os medicamentos contra a obesidade e a disfunção eréctil os mais comprados por esta via.

Contudo, a autoridade nacional do medicamento identificou "um desvio claro" para outras áreas, como a oncologia, cardiologia e as doenças do sistema nervoso central.

Esta aquisição ilegal de medicamentos para áreas tão complexas como estas tem já um "impacto muito significativo", disse Vasco Maria.

O presidente do Infarmed garantiu, no entanto, que em Portugal existe um controlo dos medicamentos que tem impedido a existência de fármacos contrafeitos no sistema de distribuição legal.

As autoridades portuguesas reconhecem que, tal como nos outros países, estes sites existem, mas ninguém sabe onde.

Ou seja eles é que mandam, eles é que fazem os preços e pronto, está dito!

1 comentário:

Anónimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Fragmentadora de Papel, I hope you enjoy. The address is http://fragmentadora-de-papel.blogspot.com. A hug.