07/11/05

Em França, por ora...


O endurecer dos conflitos em França que são, já em si, um endurecimento dos conflitos dos últimos anos nos arrabaldes da capital. (Convém recordar que a média de carros incendiados diariamente ronda os 70 desde há anos a esta parte.) Mas este endurecer, dizia eu, tem levantado questões pertinentes cujas respostas dariam pano para mangas.
Comentam-se os acontecimentos, mostram-se imagens, citam-se discursos mas nada, ninguém diz o que está mal. Pior, ninguém diz o que é mal. A política, o receio de ficar do lado errado, o medo de ser responsável por alguma coisa tornou os europeus de hoje
num poço de hipocrisia. Parece que incendiar automóveis pode não ser uma coisa horrível, tão horrível como as cargas policiais, por exemplo. O exemplo americano tornou-se uma virose.
Os polícias carregam sobre moços que deitaram fogo a automóveis (se os carros pudessem carregar sobre os moços, eram mais um gang e pronto) e os moços deitam fogo a automóveis para serem carregados pela polícia. O que é que está errado? São os polícias, os automóveis, as escolas, os donos das viaturas?
É a política, então? Ah, pois é! Quando os políticos não se conseguem entender sobre assuntos tão elementares, a culpa é de que coisa?

Sem comentários: