22/01/08

Afinal que lei é esta?

Há muito tempo que digo que gostaria de deixar de fumar, já fiz algumas tentativas mas ainda não chegou a minha vez. As ajudas que aparecem poderão ser úteis para quem nunca tentou mas ainda não resultaram comigo.
Quando apareceu a lei anti-tabaco eu concordei, acho mesmo que os não fumadores não devem estar sujeitos a uma exposição involuntária ao fumo dos fumantes. Ontem assisti durante horas ao senhor director geral da saúde a falar e fiquei muito preocupado. Comecei por perceber que a lei não é anti-tabaco mas anti-fumadores e isso já não posso concordar, aceito e desejo que se protejam os não fumadores mas não posso aceitar que se persiga quem fuma.Percebi, também, que o tabaco é apenas um começo e que a seguir se podem perseguir os obesos, os bebedores, os que falam alto, os que andam com as costas tortas, sei lá ir perseguindo até à etapa final que será perseguir quem estiver doente. Numa visão futurista diria que hoje são os fumantes que se sentem infractores e amanhã serão todos os seres que estiverem doentes, pois a doença será sempre por erros cometidos.
É claro que no debate de ontem ninguém foi capaz de explicar como se vai aplicar a lei, como já começa a ser costume, nem, pasme-se, ninguém foi capaz de concordar com a letra dela. Ou seja alguém legisla mas não é capaz de escrever a lei que fez de forma inequivoca e que não cause dúvidas naqueles que têm de cumprir essa lei. Afinal o problema da interpretação do português não se resume aos meninos/as do ensino básico como nos querem fazer crer, provavelmente nem é um problema de interpretação.
Outra coisa engraçada que ouvi lá foi que o mais certo é que as lareiras também passem a ser proibidas, portanto quem estiver para comprar casa tome atenção. Peço desculpa mas há qualquer coisa que me está a escapar no meio desta parvoíce colectiva. Ou então sou eu que estou passado e não me apercebo.

Sem comentários: