06/01/08

O tabaco e a lei.

A coisa até nem estava a correr mal de todo. Já não fumava 2 maços de Marlboro Lights 100's por dia e até me conseguia empolgar quando chegava ao fim da noite e ainda tinha o mesmo maço de tabaco. Estava a caminhar devagar mas ia andando e fumava menos.
Depois veio a lei que, à portuguesa, não dá qualquer tempo para os cidadãos se habituarem, começa no 1º dia do ano e pronto! Podia começar no dia 1, sim, mas darem 3 meses para adaptação, por exemplo. Mas não, decidiram repetir o erro do código penal que deu a confusão que deu. Agora antes de entrar no restaurante pergunto se se pode fumar, respondem-me que em princípio não e eu aproveito e fumo um cigarrito à porta, entro despacho as entradas e dou mais uma saltada à porta para outro cigarro e vou para o prato principal. Entretanto reparo que em algumas mesas se discutem os cigarros e apercebo-me que ainda anda tudo à toa com a lei, não é mais de 100 metros é menos de 100 metros, para se poder fumar é preciso uma autorização, o patrão não está cá, ...
A verdade é que daí a pouco já o empregado anda a distribuir cinzeiros e já há muitos comensais a fumar. Claro que eu, que gostava de cumprir a lei, começo a achar que o fumo de mais um cigarro não vai fazer mal nenhum e truncas vai mais um cigarrito. Com isto tudo estou a fumar bastante mais e o curioso é que dantes eu para fumar no restaurante, ou noutro lugar qualquer, certificava-me primeiro se não incomodava, mas sabia que podia afastar-me um pouco, abrir a janela, ir até ao bar...

Sem comentários: