18/11/04

SG Ventil e Filtro Contêm Pesticida Banido da Europa

Os cigarros da marca SG Ventil e SG Filtro, vendidos em Portugal, contêm um pesticida nocivo para a saúde e banido da Europa desde 2001, revela um estudo da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, ontem divulgado pela Antena 1. A Tabaqueira, que fabrica estas marcas, afirma desconhecer os resultados da investigação.

Segundo a rádio, foram analisadas neste estudo quatro marcas de tabaco produzidas pela Tabaqueira e em duas delas foi encontrada a presença de dieldrina. O pesticida foi encontrado "em dose até aos 50 microgramas", quer na folha quer no fumo dos cigarros SG Ventil e SG Filtro, explicou à rádio Maria Teresa de Vasconcelos, professora catedrática do departamento de Química daquela faculdade e autora do estudo. Além destas duas marcas foram também analisadas amostras de SG Gigante e de Português (antigo Português Suave), onde não foi encontrado qualquer vestígio do pesticida.

A dieldrina é um pesticida com efeitos potencialmente cancerígenos, mas está comprovado que também afecta o fígado e actua reduzindo as defesas do sistema imunitário. Segundo a agência norte-americana que regula as substâncias tóxicas, pessoas que intencional ou acidentalmente ingeriram grandes quantidades deste produto sofreram convulsões e em alguns casos acabaram por morrer. Trabalhadores expostos a níveis moderados deste pesticida sofreram de dores de cabeça, irritabilidade e tonturas, entre outros, que foram ultrapassados rapidamente depois de afastados da fonte de exposição.

Contactado pelo PÚBLICO, o director da Tabaqueira, Nuno Jonet, respondeu por escrito não conhecer o estudo, não tendo por isso condições para comentar. Em comunicado, a empresa diz que a presença do pesticida não é "da responsabilidade da Tabaqueira", porque "não cultiva tabaco". J.F.C.


PS- Não falha nada.

3 comentários:

Anónimo disse...

E ñ é mesmo! o negócio deles é vender e dar dinheiro a ganhar ao estado.
Ninguém, a ñ ser os fumadores passivos, é obrigado a fumar. Deixem-se de merdas e deixem tb os cigarros, ou ñ :))
Abraço
Ana

Zé Leonel disse...

Olha quem fala, hehehehehehe.

beijo.

bolacha disse...

é sempre bonito ver estes gajos a fugir às questões. falta-lhes um gabinete de crise para não dizerem asneiras destas!

de qq forma, com 6,5 beatas por dia (and counting!), acho que tens cada vez menos preocupações :)

beijo