05/05/08

A bola cá da terra.

Rui Santos aquele grande comentador nacional, que cada vez vemos ou lemos mais, apregoa que não se vende, nem faz favores, nem está ao serviço de ninguém. Eu acredito no que ele diz, só me faz confusão o facto de ele dizer isso constantemente como se as pessoas a quem se dirige tivessem muitas dúvidas. Pessoalmente acho, também, que o Rui já esgotou o stock do que tinha de interessante para nos dizer, esta semana descasca no Benfica, porque está farto de descascar no Sporting, depois vai ser o Porto, seguidamente vai dizer bem de todos e lá anda ele à rodinha sem fazer favores a ninguém. Eu precisava de um grande favor do Rui, precisava que ele não alinhasse no folclore dos apitos dourados, resultados combinados, árbitros tendenciosos. Eu precisava que ele não passasse o tempo a falar das finanças dos nossos clubes como se fossem clubes ricos que ninguém sabe gerir. Eu precisava de ajuda para demonstrar o que é real desde há muitos anos, os males do futebol têm de ser imputados a todos os dirigentes, empresários, legisladores, todos. Andarem a acusar Valentim, Pintos da Costa ou de Sousa, Vale Azevedo; hoje uns amanhã outros, só mantém o mal, quase que o desculpa. Enquanto as pessoas se mantêm entretidas a "descascar" nesses prevaricadores tudo continua na mesma.
Fico preocupado quando se acusa alguém de tentar comprar um árbitro e se considera que isso é que é o mal do futebol, será? Fico preocupado quando me apercebo que há quem se arvore de defensor da bola, saiba o que está mal, mas não diga mais que vulgaridades, mesmo que de vez em quando toque ao de leve no verdadeiro mal.
A minha opinião é que toda a estrutura que tem nas mãos o desporto-rei ( Liga, FPF ) está ferida de morte. Mudaram-se dirigentes, criaram-se SADs mas os males continuam onde estavam. O F.C.Porto aproveitou melhor do que ninguém os podres criados, é por isso que ganha mais do que os outros.
Os clubes podem emprestar quantos jogadores quiserem, a quem quiserem e se souberem gerir isso bem estão a falsear os resultados, com toda a legalidade. Como é possível que se critique o F.C.Porto por ter muitos jogadores e não se perceba o que o clube faz com eles? Quantos pontos deu Cláudio Pitbull ao seu clube, estando a jogar no Vit. de Setúbal? (*)
Pode haver dirigentes que são simultaneamente directores num clube e detêm uma posição maioritária noutro clube que participa no mesmo campeonato que o primeiro. É ilegal que um dirigente, nestas condições, tenha interesse que ganhe um dos clubes, quando os dois se defrontarem? E isto não é falsear resultados? É, mas com toda a legalidade.
Um emblema pode apresentar um plantel a disputar qualquer campeonato, cujo valor é impagável pelas posses do clube, ao fim de 9 meses os jogadores fazem greves, queixam-se na comunicação social e os dirigentes lamentam muito. Contudo já garantiram a manutenção. No mesmo campeonato outro emblema só apresenta os jogadores que pode pagar, tem as contas em dia, mas desce de divisão. Isto não é falsear resultados? É, mas não acontece nada a quem faz batota.
Estes e outros males é que teriam que ser sarados definitivamente, apitos dourados, tretas de arbitragens e outros filmes só servem para distrair e não resolvem nada na bola cá da terra.

(*) este é apenas um exemplo actual, mas todos conhecemos centenas.

Sem comentários: