19/05/08

OBRIGADO SPORTING!


Sou do Sporting, mas como dizem os amigos, sou um sportinguista à minha maneira. Não sei o que é que isso quer dizer, mas sei como sinto o clube, aliás o desporto, onde aquelas camisolas estão representadas nalgumas modalidades. O Desporto de competição atrai-me realmente e ainda recordo quando passava fins de semana inteiros a ver a TV2, andebol, hóquei em patins, atletismo, natação e por aí fora; sabia os resultados, conhecia os campeões, as marcas, enfim...
Uma das coisas que facilmente entendi é que nos desportos colectivos os jogos são muito mais interessantes quando há rotatividade de vencedores, quando ganha sempre o mesmo aquilo fica parecido com o triatlo em que o meu motivo de interesse é tentar perceber se a filha do Venceslau já trocou o aparelho dos dentes, o que não é nada fácil devido à Vanessa estar sempre em movimento. Desta forma eu considero que a época sportinguista, no futebol, foi muito boa.
Em Portugal não existem mais que 4 ou 5 clubes com estrutura para ganhar alguma coisa no desporto-rei. 3 são sempre as mesmas, Porto, Benfica e Sporting, as outras depende da época de cada uma.
O Sporting nesta época venceu a Supertaça e a Taça de Portugal, foi segundo classificado no campeonato nacional e na Taça da Liga e ficou entre os 8 melhores "Uefeiros". O F.C.Porto, por exemplo, venceu o campeonato nacional, ficou em segundo na Supertaça e na Taça de Portugal e falhou inexplicavelmente na Champions e na Taça da Liga. Se eu apresentasse uma classificação para 2007/2008 colocaria em 1º F.C.Porto e Sporting 3º Vitória de Setubal e 4º Vitória de Guimarães e mesmo assim, matematicamente estou a ser injusto com os leões.
O meu clube não tem mais do que 8/9 jogadores categorizados para vencer um campeonato com 30 jogos, basta que um ou dois se lesionem ou sejam suspensos para que deixe de haver equipa. Clubes como o Benfica ou o Porto têm 14/15/16 jogadores e isso faz toda a diferença. Têm dinheiro para os adquirir e é justo que o façam, são mais ricos o dinheiro comanda o futebol e está certo, absolutamente certo. Eu amo o meu clube mas sei o que ele vale, sinto orgulho pelo Luís Figo, Cristiano Ronaldo, Simão Sabrosa, Ricardo Quaresma, Carlos Lopes, Pereirinha, João Moutinho, Miguel Veloso, Nani e tantos outros. Contudo, tenho consciência que dificilmente a maioria desses grandes jogadores podem jogar no clube que os formou quando atingem a plenitude das suas potencialidades, nem seria justo para eles. É assim no futebol e em quase tudo na vida, tem quem pode pagar. POR TUDO ISTO ESTOU FELIZ COM O MEU SPORTING!!!

Na mesma ordem de ideias faz-me uma tremenda confusão quando os comentadores desportivos da nossa terra exigem, por vezes de forma pouco ética, que a nossa selecção ganhe tudo. O nosso país não passa de um pequeno clube, que tal qual como o Sporting tem 8/9 jogadores de categoria superior mas não tem mais do que isso, porque é pequeno, porque não é rico em estruturas, porque é simplesmente e só Portugal. A nossa presença nas últimas fases finais já deveria ser motivo de orgulho para todos nós ou será que eles se esquecem que existem Inglaterra, França, Espanha, Holanda, Itália, Alemanha, Rússia, etc... com muito mais história e poder que nós?

Sem comentários: