26/06/04

Reflexões sobre a Presidência da CE:

1.Ter um português como presidente da Comissão Europeia é uma honra para Portugal, embora não traga qualquer benefício para os portugueses. Contudo pode virar desonra se, por exemplo, Durão Barroso ficar conhecido como ficou o Deus Pinheiro com a ajuda do “The Economist”.
2.O “Financial Times” traça o perfil do homem dizendo que tem “low-profile” e que não vai incomodar as grandes potências europeias. Esqueceu-se de dizer que também não vai incomodar a maior das potências, os EUA, antes pelo contrário vai ser um satélite deles, numa altura em que a firmeza europeia vai ser tão necessária. Esperem pelas reuniões do G-8 e perceberão melhor o que quero dizer.
3.A ideia do desígnio nacional que o Sr. Durão Barroso vai transmitir aos portugueses, como se não tivesse outra possibilidade senão aceitar o cargo, cai por terra se atentarmos que os primeiros do Luxemburgo e da Holanda foram anteriormente propostos e estes recusaram de imediato.
4.O Sr. Guterres no governo anterior também foi proposto para Presidente da CE e rejeitou dizendo que tinha um compromisso com os portugueses. Teve um desaire nas autárquicas, estava farto de precisar de queijos limianos para aprovar fosse o que fosse e foi embora dizendo que não queria levar o país para o abismo. O Sr. Durão levou o país para o abismo, teve a maior derrota de sempre em eleições e vai embora mas quer que os seus apaniguados continuem a mandar nisto. Há aqui diferenças não há?

Sem comentários: