07/10/04

Mais do Prof. 1

Patrão da TVI queria Marcelo Rebelo de Sousa mais moderado nas críticas

Luciano Alvarez, João Manuel Rocha, Helena Pereira

PÚBLICO

"Na sequência de conversa da iniciativa do presidente da Media Capital, Miguel Paes do Amaral, decidi cessar, de imediato, a colaboração na TVI, a qual sempre pude livremente conceber e executar durante quatro anos e meio." Com esta curta declaração à Lusa, Marcelo Rebelo de Sousa anunciou a sua saída da TVI, onde fazia comentários ao domingo desde 13 de Maio de 2000.

A ruptura entre Marcelo Rebelo de Sousa e o patrão da TVI ter-se-á consumado terça-feira à noite, durante um jantar em que Miguel Paes do Amaral procurou convencer o comentador dos domingos a moderar o tom das suas críticas ao Governo e a Santana Lopes. Pelo que o PÚBLICO apurou, o jantar entre os dois velhos amigos correu de forma desagradável e, apesar do homem da TVI ter tentado convencer Marcelo a fazer ainda o comentário do próximo domingo, o ex-líder do PSD decidiu anunciar ontem mesmo o fim dos seus comentários,

Antes do jantar não seria intenção do professor abandonar a cadeira do comentador, até porque já prometera responder no programa às controversas declarações do ministro dos Assuntos Parlamentares, Rui Gomes da Silva.

A escolha deste momento não terá sido alheia às declarações de Rui Gomes da Silva, já que estas davam a Marcelo, que estava indisponível da abdicar da sua liberdade crítica como comentador, a oportunidade de surgir no papel de vítima, isto é, de alguém cuja saída da TVI fora provocada por pressões do Governo.

O PÚBLICO sabe porém que entre os accionistas da TVI havia quem não gostasse do tom dos comentários de Marcelo, uma vez que o grupo Media Capital está interessado noutros negócios cujo desfecho depende directa ou indirectamente do Governo. O desenlace dessas negociações, nomeadamente com o Grupo PT, poderia depender da estação ser mais ou menos crítica, nos seus espaços informativos, relativamente ao Governo.

A decisão de Marcelo e as declarações de Rui Gomes da Silva, assim como o ambiente vivido em muitos grupos de comunicação social, estão a causar inquietação em Belém, onde Jorge Sampaio segue com atenção os recentes desenvolvimentos. Ontem mesmo o Presidente falou ao telefone com Marcelo Rebelo de Sousa, mas antes deste tornar pública o abandono dos seus comentários. A situação criada é vista com tal gravidade entre os conselheiros do Presidente que, ontem à tarde, uma das hipóteses que se colocava era a de chamar Marcelo a Belém, para conhecer de viva voz a sua versão dos acontecimentos e, também, proporcionar-lhe uma oportunidade para prestar mais declarações aos jornalistas.

Media Capital desmente "pressões políticas"

A direcção editorial da TVI foi totalmente apanhada de surpresa com a saída de Marcelo Rebelo de Sousa do canal, após este se ter reunido com o presidente da Media Capital, Miguel Paes do Amaral. José Eduardo Moniz, que regressa hoje de Cannes, foi o responsável pela contratação de Marcelo e nunca escondeu o apreço pelo ex-líder do PSD. Pelo seu lado, o grupo Media Capital, proprietário da TVI, afirmou que "esta decisão foi da exclusiva responsabilidade do Professor Marcelo Rebelo de Sousa, tendo sido recebida com surpresa por parte da TVI - e do próprio engenheiro Paes do Amaral". Segundo um comunicado divulgado ontem à noite, o grupo "lamenta mas respeita" a decisão e reafirma que os seus órgãos de comunicação continuam a ser norteados por princípios de "total isenção, independência e rigor". Em declarações ao Jornal Nacional da TVI, Paes do Amaral garantiu que "obviamente não houve nenhuma pressão política". O presidente da Media Capital disse que tenciona reafirmar a Moniz a independência da estação.

Múltiplas reacções governamentais

O Governo reagiu por múltiplas vozes, a começar pela do primeiro-ministro. À saída, ontem à noite, de uma reunião com o grupo parlamentar, Santana Lopes disse que gosta de "liberdade" e que "não se pode fazer qualquer sugestão de que qualquer espaço de intervenção possa deixar de existir". Recusou ao mesmo tempo responder às críticas de Marques Mendes e Pacheco Pereira argumentando: "Só quem não me conhece". Antes, já Rui Gomes da Silva tinha dito que não se sente "responsável" pela decisão de Marcelo. Mais ou menos ao mesmo tempo, o ministro da Presidência, Nuno Morais Sarmento garantia que ligar a decisão do ex-líder do PSD às afirmações de Gomes da Silva é fazer "uma ligação abusiva".

Perante tudo isto, a Alta Autoridade para a Comunicação Social (AACS) decidiu abrir um processo, tencionando ouvir todas as partes envolvidas.

Mais de um milhão via o professor aos domingos



O Jornal Nacional de domingo - dia em que Marcelo comentava a actualidade - tem uma audiência média sempre acima de um milhão de telespectadores, tendo ultrapassado, em 26 de Setembro, um milhão e meio (1.652.500), referem os dados da Marktest .

No domingo passado, 3 de Outubro, com 1.472.900 obteve o segundo melhor resultado das cinco últimas semanas. Os valores de "share" (quota total de aparelhos sintonizados numa estação) têm estado sempre acima dos 30%, chegando a atingir os 39,5% (no domingo passado) e a ultrapassar a marca dos 40, com 41,8% no domingo 26 de Setembro.

Em relação ao número de pessoas que contactaram com o Jornal Nacional, ainda que por um único segundo, os valores das últimas semanas oscilaram nos últimos tempos entre os 3.128.000 e os 3.742.000. O Jornal Nacional de domingo tem-se posicionado nos três primeiros lugares do "top" dos programas mais vistos, normalmente acima das posições dos dias de semana.

Cátia Candeias


2 comentários:

Anónimo disse...

eu gostaria de dar uma sugestão sobre uma nova novela que poderia passar no boomerang e que aumentaria muityo a audiência,essa novela se chama chiquititas,que passou no sbt em 2007,com os personagens:maria,tok,batista,luisana,etc.enfim essa novela acabou no sbt e eu sinto muita vontade de assistir de novo não só eu,mas também vária pessoas de todo o mundo!,por favor coloquem-na no ar?



obragada pela atenção

Anónimo disse...

eu gostaria de dar uma sugestão sobre uma nova novela que poderia passar no boomerang e que aumentaria muityo a audiência,essa novela se chama chiquititas,que passou no sbt em 2007,com os personagens:maria,tok,batista,luisana,etc.enfim essa novela acabou no sbt e eu sinto muita vontade de assistir de novo não só eu,mas também vária pessoas de todo o mundo!,por favor coloquem-na no ar?



obragada pela atenção