07/10/04

Mais do Prof. 2

Miguel Sousa Tavares pondera deixar TVI

João Pedro Henriques, :

G.S./PÚBLICO

Miguel Sousa Tavares decidirá sexta-feira se vai ou não deixar a TVI. O jornalista disse ao PÚBLICO que viu a saída de Marcelo Rebelo de Sousa como um "episódio gravíssimo", acrescentando que uma decisão final está dependente de uma conversa com o director-geral da estação, José Eduardo Moniz.

Segundo acrescentou, ainda lhe falta um "conhecimento total" do episódio porque ontem só conseguiu falar com Moniz (ausente em Cannes, de onde hoje regressa) e com Miguel Pais do Amaral, o presidente da Media Capital. Ou seja, falta-lhe também uma conversa com o próprio Marcelo Rebelo de Sousa.

Para o jornalista, a "responsabilidade primeira" da situação é do Presidente da República. "Ele [Jorge Sampaio] não percebeu o tipo de gente a que deu posse", explicou, salientando que "o problema não está na composição política do Governo" mas sim "na gente de Santana Lopes". "Ainda nos arriscamos a ter o Governo governado por João Líbano Monteiro", afirmou. (João Líbano Monteiro é o proprietário da agência de comunicação de onde saiu João Paulo Velez, o principal assessor de imprensa do primeiro-ministro).

Jornalistas da TVI pedem esclarecimentos

Pouco depois de conhecida a decisão de Marcelo começou a circular na redação da TVI um abaixo-assinado dos jornalistas que pede esclarecimentos ao presidente da empresa, Miguel Paes do Amaral. No texto regista-se estranheza pelo facto de Marcelo ter saído dois dias depois de o ministro dos Assuntos Parlamentares ter exigido a intervenção da AACS para impôr contraditórios aos comentários do professor. Também é salientado que, na declaração que fez à Lusa a anunciar a sua saída, Marcelo deu a ideia que pode não estar garantida a liberdade de opinião e informação na TVI.

Sindicato quer Paes do Amaral no Parlamento

Ontem, ao fim da noite, o Sindicato dos Jornalistas (SJ) emitiu um comunicado censurando veementemente as declarações do ministro dos Assuntos Parlamentares, Rui Gomes da Silva, em que este criticou as prestações de Marcelo na TVI e exigiu à Alta Autoridade para a Comunicação Social que actuasse no sentido de impôr o contraditórios aos comentários do professor.

Face à saída de Marcelo da TVI, o sindicato considerou que a subcomissão parlamentar de Comunicação Social deve chamar o ministro bem como o presidente da Media Capital, Miguel Paes do Amaral, "a fim de apurar a exiostência de pressões". "O SJ considera urgente o cabal esclarecimentos das razões e das circunstâncias que levaram à alegada renúncia do comentador, de forma tão abrupta quanto inesperada e no contexto em que ocorre", lê-se ainda no comunicado.

Sem comentários: