05/02/08

Hoje é uma Superterça.

Os americanos têm hoje um Carnaval diferente com a disputa entre os pré-candidatos à Presidência. No estado actual do país nem me parece relevante quem vai ser o próximo ocupante da Casa Branca, contudo, alguém tem de ir substituir o actual. Há uma grande simpatia por Barack Obama, que eu também partilho, mas estou crente que a razão principal é porque o homem tem algumas diferenças, por enquanto, em relação aos outros candidatos. A cor da pele, por mais que isso nos confunda enquanto europeus, é uma delas quiçá a maior. Nesta altura em que o povo norte-americano deixou, evidentemente, de se embebedar com o American Dream e que percebeu que, tal como noutros lugares do mundo, a ideia só serviu para criar uma pequena elite de ricos cada vez mais ricos e para deixar a grande maioria do povo à beira da miséria, um ET teria a vitória garantida fosse qual fosse a sua cor política. Para os Democratas uma maioria de delegados pró Obama tornar-lhes-ia a vitória nas eleições mais difícil, porque eu não acredito que o senador de Illinois consiga manter uma progressão até Novembro, ao contrário do que se passaria com Hillary Clinton que está, claramente, mais apoiada.

Pela banda dos Republicanos, mesmo acreditando pouco que algum deles vá ocupar o cadeirão do poder, estou convencido que Mike Huckabee vai ser preponderante na contagem das espingardas. Ou desiste a favor de um dos outros 2 (Mitt Romney ou John McCain) e coloca um deles em melhor posição, ou alcança hoje uma votação inesperada.
Seja como for a passagem de Bush pela presidência americana não vai facilitar minimamente a actuação do próximo Presidente.

Sem comentários: