08/03/08

Hoje é o 366º dia Internacional da mulher neste ano.



Origem do Dia Internacional da Mulher

No dia 8 de março de 1857, operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve ocupando a fábrica, como reinvidicação pela diminuição da carga horária diária de trabalho, de 16h para 10h. Estas operárias - que recebiam menos de um terço do salário dos homens - foram fechadas na fábrica onde iniciou-se um incêndio. Cerca de 130 mulheres morreram queimadas.

Em 1903, profissionais liberais norte-americanas criaram a Women"s Trade Union League, associação que tinha como principal objetivo ajudar todas as trabalhadoras a exigirem melhores condições de trabalho. Cinco anos depois, mais de 14 mil mulheres marcharam nas ruas de Nova Iorque protestando pelo mesmo motivo das operárias no ano de 1857, além de reinvidicarem o direito de voto. Caminhavam sob o slogan Pão e Rosas, em que o pão simbolizava a estabilidade econômica e as rosas uma melhor qualidade de vida.

Na Conferência Internacional de Mulheres realizada na Dinamarca em 1910, ficou decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de março como Dia Internacional da Mulher. Esta data, porém, só foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas em 1975.

2 comentários:

Anónimo disse...

Lamento se a minha pergunta revela ignorância.

366º dia ? Neste ano? Não entendi o significado do título.

mmlc0105@hotmail.com

Bem haja.

José Leonel Perfeito disse...

MMLC, eu cresci entre mulheres, tive 4 filhas, o meu canário é fêmea, o cão é cadela e até, durante muito tempo, o meu computador era um "Amiga".
Para mim, todos os dias são da mulher e eu fico muito feliz que elas os partilhem comigo.
2008 é um ano bissexto. Expliquei-me bem?

Um bem haja para si também.