02/03/08

Por ela já tinha ido, pois claro!


É provável que, finalmente, os professores, ou alguém por eles, consigam ver-se livres da Ministra de Educação. Se dependesse da vontade de Maria de Lurdes Rodrigues por certo já o tinham conseguido há muito. Esta professora se outro mérito não tivesse ficaria conhecida como uma mulher corajosa que conseguiu resistir a constantes humilhações e desaforos de uma classe cada vez mais confundida e menos capaz de se afirmar como um dos pilares mais importantes na construção e manutenção de um país.
Sempre que os professores protestam contra alguma directiva ministerial acrescentam, queiram ou não, mais um número significativo de erros ao seu curriculum e não é porque não tenham, na maioria das vezes, razão, é porque se mostram incapazes de fazer protestos fundamentados e de uma forma tão correcta como é expectável pela sociedade que os alimenta, entregando-lhes os filhos para instruir.
Quando a actual Ministra conseguir que a deixem ir embora, vão ficar as negações dos docentes em relação às aulas de substituição, à avaliação, ao encerramento de escolas com 3 ou 4 alunos, à guerra contra a escola todo o dia, à recusa de serem avaliados pelos pares, à confusão entre modernidade lógica e facilitismo e outras tantas mensagens erradas que os professores vão deixando sempre que lhes apertam os calos ou sempre que são usados politicamente como carne para canhão por quem precisa de atacar quem está nos Governos.
Espero que tenham, ao menos, ganho a consciência que sempre que se lançam em batalhas maiores a sociedade fica de olho neles e exige-lhes que sejam melhores, coisa que tenho muitas dúvidas que a maioria ainda consiga, porque já estão no limite do que são capazes.
Espero, também, que não se esqueçam de limpar o que for possível de limpar como as vergonhosas entradas que vimos colocadas na Wikipédia e que em nada abonam a classe.

PS: Aconteceu o mesmo com o ex-Ministro da Saúde e isso confunde-me. A população acha que a classe política é a menos confiável de todas, mas sempre que aparece alguém na área de governação que não utiliza os truques e as manhas da política é imediatamente linchado.

Sem comentários: